ALIMENTAR

É CONSTRUIR

O FUTURO

Eventos

18 de outubro
Trigo e milho são foco do próximo Duas Safras, em Cruz Alta
Whats App Image 2022 10 11 at 09 46 16
Local Clube Arranca (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1770 - Bairro Garibaldi - Cruz Alta - RS)

A intensificação das culturas de trigo e milho marca a próxima edição do programa Duas Safras, que ocorre na terça-feira (18), em Cruz Alta, a partir das oito horas. Realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), a iniciativa visa fortalecer a produção sustentável da agropecuária no Rio Grande do Sul. 

“Levaremos o Duas Safras para Cruz Alta porque é uma região que vem apostando, nesses últimos anos, no plantio de cereais de inverno. A região se destaca ainda na produção de milho e no sistema integração-lavoura-pecuária. destaca o Coordenador de Apoio Estratégico do Senar-RS, Umberto Moraes.

Dividido em quatro painéis, o evento deve reunir cerca de 350 participantes para discutir temas como as oportunidades e rentabilidade dos cereais de inverno na região, os desafios do milho em alta produtividade e a pecuária em sistemas integrados de produção, além de cenários econômicos e mercadológicos do agro.

Voltado para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, autoridades, lideranças e demais interessados, o seminário segue com inscrições abertas até 17 de outubro por meio do site http://www.senar-rs.com.br/inscricao/. A entrada é franca. 

Depois de Cruz Alta, é a vez de Lavras do Sul receber o seminário em quatro de novembro, durante a primeira edição do Universo Pecuária, no Parque de exposições do Sindicato Rural de Lavras do Sul. “Acreditamos que o Duas Safras vai engrandecer o evento e contribuir para o público que busca alternativas de incremento na produção”, antecipa Umberto Moraes.

Customizadas conforme as características de cada local, as duas últimas edições deste ano serão em 22 de novembro, em São Sepé, e em seis de dezembro, no município de Vacaria.

O Duas Safras

O programa Duas Safras é fruto da articulação entre Senar-RS, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Associação Brasileira da Proteína Animal (ABPA), Embrapa, Fecoagro/RS, Asgav e Federarroz, Acergs, Sips, Aprosoja, Ocergs, Bsbios e Apassul. 

A expectativa é que a medida ajude a ampliar a renda do produtor rural e aumentar em 40% a capacidade do agro gaúcho. Segundo a Assessoria Econômica da Farsul, o impacto no PIB seria um aumento de 7%, representando aproximadamente R$ 31,9 bilhões. “A ideia é alcançarmos esse acréscimo até 2030, fazendo com que certamente nós tenhamos um novo patamar social e econômico no Estado”, afirma o Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli.

Serviço: “Seminário Duas Safras - Mais Produção o Ano Inteiro” - Etapa Produção

Quando: 18 de outubro, às 8h

Onde: Clube Arranca (Rua Marechal Floriano Peixoto, 1770 - Bairro Garibaldi - Cruz Alta - RS)

Quanto: entrada franca

Inscrições até 17 de outubro: http://www.senar-rs.com.br/inscricao/