Central de Comunicação //

07/02/2018

Tomate: Safra de verão 2017/18 entra em pico de colheita

Por Notícias Agrícolas

O pico de colheita da safra de verão 2017/18 de tomate ocorre neste mês, com 21% da área total ofertada. Em Nova Friburgo (RJ) e Caxias do Sul (RS), a atividade ocorrerá em 50% das áreas destinadas à tomaticultura. Neste mês, também acontece a finalização do transplantio da safra, nas únicas cidades que ainda estavam em atividade: Venda Nova do Imigrante (ES) e Nova Friburgo.

De modo geral, produtores não relataram muitos problemas quanto ao clima, e não houve forte incidência de pragas e doenças. Até mesmo produtores da região do Agreste Pernambucano (PE), que normalmente têm problemas com a falta de água, não relataram danos com estiagem – ainda que o acumulado de janeiro, em algumas cidades, tenha sido baixo. 

O problema típico do verão, em algumas praças, é que com o clima mais chuvoso e quente, o aparecimento de mancha nos frutos se torna frequente, o que deprecia o valor de comercialização destes tomates. Este fator, por sua vez, acaba gerando uma maior amplitude de preços no mercado.

Veja também