Logo CNA

Temas da atualidade agrícola na reunião da FAESC com Sindicatos Rurais, em Lages
01 2 0 842546002015150100271

14 de outubro 2016
Por CNA

Lages / Santa Catarina (14/10/2016) - A situação de insegurança na área rural foi um dos temas abordados na reunião regional que a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promoveu em Lages, nesta semana, com os dirigentes dos Sindicatos Rurais da região serrana. O encontro foi coordenado pelo presidente José Zeferino Pedrozo.

O furto de gado em propriedades rurais de todo Estado vem se intensificando neste ano nas regiões agrícolas, de acordo com relato dos sindicalistas. A FAESC apurou que os crimes contra a vida humana, o patrimônio privado, a liberdade e a saúde pública aumentam nas comunidades rurais catarinenses, afetando famílias de trabalhadores, produtores e empresários do setor primário.

A FAESC já manteve reuniões com o governo estadual e os órgãos de segurança e uma das medidas em elaboração é uma cartilha de orientação à população rural.

Também foram tratados assuntos relacionados ao controle de javalis selvagens, sanidade animal, contribuição sindical rural, comportamento das safras e mercados, avaliação do convênio da FAESC e dos Sindicatos Rurais com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) para instituir no território barriga-verde o programa de apoio ao produtor para sanidade agropecuária.

O presidente antecipou que no dia 9 de dezembro ocorrerá a assembleia geral para aprovação do orçamento geral de 2017 e encerramento do ano, em Florianópolis.

Prestigiaram o encontro os vice-presidentes da FAESC, Enori Barbieri, Antônio Marcos Pagani de Souza e João Francisco de Mattos, além do superintendente do SENAR/SC Gilmar Antonio Zanluchi. O evento ocorreu no parque de exposições da Expolages e teve como anfitrião o presidente do Sindicato e da Associação Rural de Lages, Márcio Cícero Neves Pamplona.

As próximas reuniões regionais estão assim programadas: dia 21 de outubro (sexta-feira), em Mafra; 18 de novembro (sexta-feira), em Tubarão; dia 22 de novembro (terça-feira), em Rio do Oeste; em 30 de novembro (quarta-feira) em São Miguel do Oeste, dia 01 de dezembro (quinta-feira) em Chapecó e no dia a 02 de dezembro (sexta-feira), em Erval Velho.

Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina - FAESC
www.faesc.com.br

Matérias Relacionadas