Logo CNA

Senar inicia novas turmas do Curso Técnico em Fruticultura
Aula01 0 811253002015362959211

16 de agosto 2018
Por CNA

Brasília (16/08/2018) – Depois de um processo seletivo concorrido, três turmas do Curso Técnico em Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram as aulas no Centro de Excelência em Juazeiro, na Bahia.

Essa é a segunda seleção para o curso técnico de nível médio, que tem duração de dois anos e capacita jovens para trabalhar no setor de fruticultura de todo o País.

“O número de inscritos no processo seletivo superou a nossa expectativa. Isso demonstra que há um grande interesse por uma formação mais especializada para inserção no mercado de trabalho de um setor produtivo de grande importância econômica para o País”, afirma o diretor de Conhecimento e Inovação do Senar, Luís Tadeu Prudente Santos.

Segundo Santos, o centro está se tornando uma referência para os produtores de frutas da região. “Estão utilizando o espaço para promover eventos da cadeia produtiva como feiras e oficinas. Isso é muito importante para nós.”

O Curso Técnico em Fruticultura é gratuito e tem quatro módulos divididos em 1350 horas/aula, com conteúdos voltados para produção de frutas, controle de produção, planejamento e empreendedorismo.

“O curso permite a construção de capacidades técnicas para a realização dessas atividades profissionais. É um curso profissionalizante diferenciado, porque foi construído ouvindo o setor,” destaca Mônica Ishikawa, diretora do Centro de Excelência.

“A grade curricular é diferenciada e foi desenvolvida para que o profissional saia daqui pronto para atender não só a cadeia local, mas a fruticultura como um todo. O aumento da competitividade da fruticultura brasileira depende diretamente da capacitação do setor,” frisa Mônica.

O Centro – Localizado em Juazeiro, na Bahia, o Centro de Excelência em Fruticultura atende toda a região do Vale do São Francisco. Oferece educação especializada; capacitação técnica, por meio de desenvolvimento de competências; incentiva a pesquisa na área de produção e comercialização de frutas para consumo interno e exportação; promove assistência técnica e gerencial aos produtores rurais e contribui para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.

As instalações têm 2.500 metros quadrados divididos em oito blocos com salas de aula, laboratórios de informática, botânica, fisiologia vegetal, fitossanidade e topografia, além de outros ambientes como a unidade demonstrativa onde os alunos podem aprender na prática técnicas como análise de solo e cálculo do volume d'água para irrigação.

O processo seletivo para o Curso Técnico em Fruticultura ocorre semestralmente, por meio de edital divulgado pelo Senar. Para saber mais, acesse http://www.senar.org.br/formacao-tecnica/centro-de-excelencia-em-fruticultura .

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas