Logo CNA

SENAR forma instrutores para o Programa Negócio Certo Rural
Abre cna 1

14 de março 2018
Por CNA

Brasília (14/03/2018) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está capacitando mais uma turma de instrutores para o Programa Negócio Certo Rural (NCR). O treinamento começou nesta terça (13) e segue até o dia 16 de março.

A capacitação reúne 23 participantes do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e do Distrito Federal. Com 34 horas/aula, o treinamento visa preparar os instrutores para aplicarem a metodologia do NCR nos cursos promovidos nos seus Estados.

O programa é uma parceria entre o SENAR e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com ferramentas e linguagem simples, o NCR ensina produtores rurais a melhorar a administração das propriedades. Criada em 2009, a iniciativa já capacitou mais de 89 mil pessoas em todo o Brasil.

“O programa ensina o produtor a lidar com a parte da gestão, que é um dos maiores gargalos que ele enfrenta. Também contribui com a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, pois os participantes passam a entender a importância de anotar e controlar os seus ganhos e gastos e depois podem colaborar com o trabalho do técnico”, destaca a coordenadora do Negócio Certo Rural, Thaís Carrazza.

Thaís Carrazza

Participantes – Instrutor do Programa Boas Práticas Agropecuárias – Bovinos de Corte no Rio Grande do Sul, Thomaz Zara Mercio acredita que o NCR complementa as informações técnicas que os produtores recebem nos cursos e atividades que o Senar já promove.

“O produtor tem noção da parte prática, mas ainda dá pouca atenção para o planejamento e os custos de produção. O NCR auxilia nesse sentido e ajuda na tomada de decisão”, afirma.

Thomaz Zara Mercio

Segundo a gestora do NCR no Rio de Janeiro, Carina da Costa Machado, a demanda dos Sindicatos Rurais fluminenses vem crescendo e a expectativa é formar 29 turmas do programa em 2018. O Estado já tem três instrutores e, agora, contará com mais dois que estão sendo formados em Brasília.

“O Negócio Certo Rural contribui para a profissionalização do produtor e faz ele enxergar a propriedade como um negócio. Melhora as atividades que ele já tem e ajuda a implementar novas tecnologias, tornando a propriedade mais rentável”, declara Carina.

Carina da Costa Machado

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Tony Oliveira
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas