Logo CNA

Milho: Agricultores do Ceará devem colher uma boa safra
Img 05opia 0 936149002015283385821

23 de abril 2018
Por CNA

Por: G1

Não deve faltar milho para os agricultores no Ceará. Em boa parte do estado, a temporada de chuva está trazendo fartura.

O trabalho mais difícil já passou. Agora, o agricultor Diassis Barbosa só precisa ter paciência para esperar que o tempo faça a parte dele. E vem fazendo. A plantação de milho está sempre molhada. “Estamos tendo um ótimo inverno, graças a Deus. Está indo de vento e polpa, está muito bom. Tá sendo um dos melhores invernos dos últimos sete anos”.

O agricultor mora na zona rural de Redenção, no Maciço de Baturité, pertinho de Fortaleza. Na região, o cultivo é estimulado pela fartura de água. Os pequenos açudes já começaram a transbordar e renovam as esperanças de quem vive no campo.

No Ceará, o período de chuva começou oficialmente em fevereiro e foi nesta época que muitos agricultores começaram a plantar. De lá para cá, apesar da irregularidade, tem chovido em todas as regiões do estado. Em Redenção, por exemplo, já tem produtor se preparando para começar a colher.

Quem plantou cedo não se arrependeu. A expectativa é que os agricultores voltem a ter bons resultados, depois de vários anos seguidos de perdas na produção. “A gente percebe que o plantio de milho está se desenvolvendo bem. Daqui no máximo, 20, 25 dias, o produtor está colhendo as primeiras espigas de milho verde”, fala o técnico agropecuário Jardel Monteiro.

O agricultor Teodoro Mendes plantou sementes de milho em três hectares e meio de terras. As chuvas no Ceará vão até o fim de maio, mas espigas da plantação já estão quase no ponto e ele feliz da vida.

No Ceará, 75% do estado ainda registra algum nível de seca. Apesar disso, a situação é melhor que a do ano passado quando esse índice chegava a 100% do estado.