Logo CNA

FAESE cria Comissão de Pecuária de Leite
Img 2211 2 0 41419700 1515008774

17 de novembro 2017
Por CNA

Aracaju (17/11/2017) - A Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE) criou sua Comissão de Pecuária de Leite para ajudar a promover o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor no estado. A decisão ocorreu na quarta (15) durante a 11ª Festa do Ouro Branco, no município de Nossa Senhora da Glória.

O evento teve uma palestra do presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Alvim. Ele fez um resumo histórico do setor a partir da década de 90, contextualizando ações adotadas pela CNA para a proteção da produção brasileira. Falou também sobre a questão climática, associativismo e assistência técnica.

Alvim ressaltou, ainda, a necessidade de maior protagonismo dos produtores. Segundo ele, a organização dos produtores em associações ou cooperativas possibilitará que seja adotada uma política que proporcione o crescimento de todos que compõem a cadeia da pecuária do leite, em especial o pequeno produtor, que representa 95% do mercado brasileiro.

“Os exemplos que eu dou de casos de sucesso não são de subsídios, são de competência, de pessoas que se organizaram, fundiram as suas inúmeras cooperativas para a formação de uma grande cooperativa e hoje dominam o mercado de produtos lácteos no mundo”, explicou.

A palestra teve boa receptividade dos participantes. “O evento foi muito bom, especialmente porque falou a verdade”, declarou Gustavo Resende, a respeito do diagnóstico do mercado feito pelo palestrante. “Ele despertou várias ideias nos produtores envolvidos. Abriu um vasto leque de discussões”, complementou Marcelo Barreto.

O debate apresentou resultados práticos. Cerca de 10 produtores se organizaram para a criação da Comissão de Pecuária de Leite da FAESE, cujas pautas mais urgentes passam pela necessidade de criação de uma política de pagamento por qualidade e pela necessidade de constante capacitação técnica da mão de obra local.

Neste sentido, o presidente do Sistema FAESE/SENAR, Ivan Sobral, antecipou que será dada total atenção aos pleitos apresentados.

“Há algum tempo os produtores nos demandam a oportunidade de esclarecimento a respeito da dinâmica do mercado em que estão inseridos. Sendo assim, consideramos que o evento de ontem não poderia ter resultado melhor”, afirmou.

Na sua avaliação, “os produtores compreenderam não apenas os processos que regem a atividade que eles desempenham em nível nacional e internacional, mas puderam perceber, de maneira clara, que eles precisam realizar uma mudança de postura, que converge para o associativismo e para uma consequente reestruturação da cadeia produtiva”.

“O Sistema está totalmente comprometido com o atendimento às demandas que serão levantadas pela comissão que acaba de ser criada, observando o papel da Federação na representatividade dos produtores e do SENAR, no importante processo de capacitação contínua pelo qual os profissionais sergipanos precisam passar para acompanhar de maneira competitiva o mercado nacional”, finalizou.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAESE/SENAR

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas