Logo CNA

Emater promove Encontro sobre ILPF para pequenos produtores
Ifpl 2 0 08718000 1515009021

23 de maio 2017
Por CNA

Por: Emater/GO

Com o objetivo de apresentar resultados da implantação do sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) na Fazenda Santa Bárbara e expor vantagens da ILPF para pequenos produtores rurais, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) realizou, na última sexta-feira (19), o 2° Encontro do Sistema ILPF para o Empreendedor Leiteiro, em Quirinópolis (GO).

O evento reuniu aproximadamente 100 participantes, dentre eles, produtores rurais de Quirinópolis e região, técnicos, pesquisadores e estudantes. Também estiveram presentes, o prefeito do município, Gilmar Alves, o Diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Emater, Marcos Arruda, a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José Del Peloso, e o chefe de gabinete da Emater, Antelmo Teixeira Alves. Autoridades municipais e representantes de entidades parceiras também compareceram.

ILPF
Na Fazenda Santa Bárbara, foi implantada a primeira Unidade de Referência Tecnológica do sistema ILPF voltada para a pecuária de leite, em 2016. O objetivo da implantação foi oferecer melhor qualidade de vida aos animais do rebanho e, consequentemente, melhores resultados produtivos. Para alcançar o resultado, 1.500 mudas de eucalipto foram plantadas na propriedade.

De acordo com um dos organizadores do evento e coordenador da Unidade Regional Rio Paranaíba, Sérgio Martins Oliveira, “o sistema consiste na integração de várias ações econômicas dentro de uma mesma área”. Ainda segundo o coordenador, a integração na propriedade conta com os componentes pecuária e floresta.

De acordo com a diretora de Pesquisa Agropecuária da Emater, Maria José del Peloso, “o proprietário da fazenda se mostrou um grande difusor de tecnologias, porque conseguiu nuclear o conhecimento com outros produtores que estão implantando o mesmo sistema na sua propriedade’. A diretora ainda destacou que o produtor é o principal protagonista da história, uma vez que sua propriedade é a única URT de Goiás que visa produção de leite.

Benefícios
O ILPF consiste na integração de componentes da agricultura voltado para a melhoria da renda, da qualidade de vida do produtor e do rebanho. O sistema viável financeiramente, socialmente e ambientalmente, pode ser implantado em pequenas, médias ou grande propriedades rurais.

De acordo com Sérgio Martins Oliveira, além de promover uma área onde os animais podem pastejar, na sombra dos eucaliptos, “ o sistema melhora o conforto térmico do animal, gera ganhos na produtividade, a melhoria no ganho de peso e a tranquilidade do manejo do animal”.

O proprietário da Fazenda Santa Bárbara, e produtor rural, José Ferreira Pinto destacou que “está contente demais com a implantação. Hoje, com um ano o gado já está pastando na sombra das árvores plantadas”.

O produtor também destacou que mais 200 mudas foram plantadas este ano perto da sede da fazenda para sombreamento do rebanho. Para José Ferreira Pinto “ só de ver o tamanho do eucalipto, e o gado comendo na sombra, é uma maravilha, não tem dinheiro que paga”.

Estações
Quatro estações realizadas de maneira rotativa e simultânea, esclareceram dúvidas sobre a ILPF e apresentaram os resultados do primeiro ano de implantação na Fazenda. Durante as visitas, os participantes ouviram palestras sobre a importância dos suplementos do animal no custo de produção e na saúde dos animais.

Também foram repassados dados sobre a gestão da propriedade leiteira e as contribuições do ILPF para os animais de recria, com o aumento da capacidade de lotação da área e a redução da idade do primeiro parto de bezerros e novilhas.

Outro assunto destacado na programação do evento, foram as ferramentas de manejo que podem ser utilizadas na propriedade. Entre eles estão a régua de manejo e o aplicativo Pasto Certo, ferramenta que auxilia na tomada de decisões, desenvolvida pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em parceria com a Embrapa e Unipasto.

Para o prefeito de Quirinópolis, Gilmar Alves, o Encontro foi um momento onde vários produtores se reuniram para observar uma experiência que está dando certo, além de receberem orientações dos técnicos presentes.

O produtor rural de Quirinópolis Rubiano Silveira Cabral destacou “o evento foi muito importante para a região, principalmente por levar informação para os pequenos agricultores”. Ainda de acordo com Cabral, a intensificação da difusão do conhecimento pode ajudar aos produtores no dia a dia do campo.

Parcerias
O Encontro foi realizado pela Emater, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto Casa da Abelha, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Fazenda Santa Bárbara e a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de Goias (Fapeg). Também foram parceiros na organização do evento, a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).