Logo CNA

Diretoria da Faema recebe maranhenses classificados no programa CNA Jovem
Visita cna jovem faema 0 92388000 1515061040

Jovens representaram o estado na etapa nacional realizada em Brasília

7 de dezembro 2016
Por Senar

A diretoria do Sistema FAEMA/SENAR-MA recebeu essa semana a visita dos jovens maranhenses classificados do Programa CNA Jovem, etapa estadual. Lucas Gomes (administrador), Ludmila Gonzaga (zootecnista) e Luana Torres (agrônoma) que participaram da etapa nacional com jovens de todo o Brasil, na capital federal, quando, na oportunidade, apresentaram projetos técnicos com vistas a alavancar o agronegócio no Maranhão.

Os representantes maranhenses tomaram parte das etapas nacionais ocorridas no período entre julho a novembro, com vistas a um maior aprofundamento de seus conhecimentos sobre as premissas do agronegócio, segundo previsto pelo Sistema CNA/SENAR.

O programa CNA Jovem 2016 contou com 79 jovens de todo o Brasil, que construíram projetos argumentando soluções para os desafios da agropecuária brasileira. Ao final das etapas preparatórias realizadas durante quatro finais de semana, cada participante apresentou seu projeto, voltado para a melhoria do segmento no estado.

Experiência

Durante a visita, os participantes discorreram sobre os projetos apresentados por eles e da experiência de representar o Maranhão no contexto do agronegócio, haja vista a importância da participação jovem no processo de fortalecimento deste setor no estado.

Na presença do presidente da FAEMA Raimundo Coelho, do gerente de Formação Profissional do SENAR Carlos Antônio Feitosa e do técnico da FAEMA envolvido no processo, Paulo Belo, os membros do CNA Jovem no Maranhão, falaram de suas propostas e perspectivas enquanto profissionais do meio rural, voltadas para o bom desempenho das atividades do agronegócio no estado.

“O motivo principal de nossa passagem por aqui, foi discutir as ações de continuidade do programa e ao mesmo tempo, propor a inserção das propostas elaboradas no estado. Além disso, queremos formar uma comissão com os jovens que participaram do programa em 2014, para juntos, disseminarmos a ideia em todas as regiões maranhenses”, disse a engenheira agrônoma Luana, elogiando a recepção, apoio e dicas recebidas por eles, via diretoria da FAEMA.

No entendimento de Raimundo Coelho, o programa CNA Jovem é bem visível nas discussões entre os produtores rurais. Segundo ele, os produtores ao deixarem suas atividades por motivo de aposentadoria, muitas vezes não encontram sucessores vocacionados para a atividade rural.

“Esperamos que esses jovens desenvolvam um espírito de liderança que possa mobilizar e atrair mais pessoas a se dedicarem à atividade produtiva rural em suas propriedades”, declarou o presidente do Sistema FAEMA/SENAR.

Assessoria de Comunicação Sistema Faema/SENAR-MA
senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas