Logo CNA

CNA participa de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar
Img 1241 0 308012002015150090071

31 de maio 2017
Por CNA

Brasília (31/05/2017) – O vice-presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Mário Schreiner, participou nesta quarta (31), no Palácio do Planalto, em Brasília, do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar.

O plano vai disponibilizar R$ 30 bilhões para a próxima safra com juros de 2,5% a 5,5% e pela primeira vez será plurianual, com ações até 2020.

Estão previstas medidas voltadas para assistência técnica e extensão rural, regularização fundiária e a manutenção de instrumentos como o Seguro da Agricultura familiar (SEAF), Garantia-Safra e o Programa de Garantia de Preços da Agricultura Familiar (PGPAF).

Para o SEAF ficou mantida a cobertura de até 80% da receita bruta esperada para a lavoura.

Ao avaliar o conjunto de medidas, Schreiner afirmou que os programas precisam chegar de fato aos produtores rurais. “O maior desafio é conseguir atingir todos os produtores. Muitas vezes o produtor esbarra no embaraço bancário, na burocracia e os recursos ficam no meio do caminho. Precisamos ver a aplicabilidade disso tudo”, disse.

Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA, defendeu mais investimentos em seguro rural e outros instrumentos de política agrícola para beneficiar os agricultores familiares.

José Mario Schreiner, Presidente da Comissão Nacional de Política Agrícola da CNA e Presidente da FAEG

O plano prevê 10 eixos de atuação no período 2017/2020: crédito rural; crédito fundiário; titulação de terras; regulamentação da lei da agricultura familiar; agroecologia; modernização produtiva; comercialização; assistência técnica e extensão rural; agricultura urbana e periurbana e ações integradas no Semiárido.

O evento teve a presença do presidente da República, Michel Temer, de ministros de Estado, de parlamentares e de lideranças do setor produtivo.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

VEJA TAMBÉM:

A CNA conseguiu uma vitória importante para os produtores. Depois de negociar com o governo federal, a taxa de juros do Plano Safra da agricultura familiar foi mantida em 2,5%. Outra conquista importante foi tornar o plano, plurianual, com ações até 2020.