Logo CNA

CNA lança Sistema de Rastreabilidade de Carnes em Paris
X5l92361

18 de maio 2018
Por CNA

Brasília (18/05/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai lançar em Paris, durante a 86ª Sessão Geral da Assembleia Mundial da OIE, de 20 a 25 de maio, uma ferramenta de fortalecimento da pecuária brasileira.

O Agricultural Traceability System CNA Brasil (Agri Trace) é uma ferramenta desenvolvida pela CNA para realizar a gestão de protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária da cadeia produtiva da carne bovina. Essa ação é um complemento às garantias sanitárias oferecidas pelo Governo Federal.

O sistema utiliza dados oficiais de cadastro de propriedades rurais e controle de trânsito de animais, permitindo a elaboração de protocolos privados, para atendimento de requisitos específicos de mercados importadores.

Os produtores, assim como os frigoríficos, interessados em fornecer carnes nas condições estabelecidas nos protocolos privados, devem se comprometer a atender os requisitos e seguir as regras estabelecidas.

A CNA verifica se essas regras foram cumpridas por meio do uso de ferramentas, como um aplicativo que permite a coleta de informações (coordenadas geográficas, fotos e vídeos).

O Agri Trace também vai trazer transparência para os compradores por meio de painéis de monitoramento e controle que vão mostrar a quantidade de produtores e frigoríficos que estão dispostos a atender as exigências daquele mercado, além da quantidade de animais abatidos em determinado período.

O Coordenador dos Protocolos de Rastreabilidade de Adesão Voluntária do Instituto CNA, Paulo Costa, explica que se um mercado comprador, onde o Brasil já possui Certificado Sanitário Internacional (CSI), fizer algum tipo de exigência específica em relação à qualidade da carne, ele vai apresentar os requisitos à CNA.

“Assim que o país nos mandar as exigências, nós incluímos no sistema de rastreabilidade e colocamos à disposição dos produtores e dos frigoríficos. Aqueles que se interessarem, podem se comprometer a atender as demandas”, disse.

De acordo com o coordenador do Grupo Técnico de Defesa Sanitária da CNA, Decio Coutinho, “com o sistema, vamos ter condições de atender atributos de qualidade mandando para o cliente o produto específico que ele quer”.

86ª Sessão Geral da OIE – Além de lançar o sistema de rastreabilidade no dia 22 de maio, na Embaixada do Brasil na França, a CNA também vai participar da programação da 86ª Sessão Geral da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). No domingo (20), o presidente da Confederação, João Martins, participa da abertura.

Na terça (22), Martins lança o sistema de rastreabilidade, se reúne com o Embaixador do Brasil na França, Paulo Campos, e com representantes da FNSEA (Organização dos Produtores Rurais na França) para propor um acordo para estimular o enfrentamento conjunto de desafios do setor agropecuário brasileiro e francês.

“Os nossos produtos agropecuários enfrentam uma crise de imagem no exterior. Por isso, a presença da CNA na Assembleia Anual da OIE é fundamental para levar informações fidedignas sobre nosso sistema produtivo e combater os preconceitos”, disse a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra.

Já na quinta-feira (24), o Sistema CNA vai comemorar o reconhecimento do Amazonas, Amapá, Roraima e parte do Pará, pela OIE, como estados livres de febre aftosa com vacinação.

“A partir do momento que esses estados forem declarados livres, o status sanitário do Brasil muda. Na prática, ele sai da relação de país com áreas livres de febre aftosa para país livre de aftosa”, esclareceu Decio Coutinho.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
senar.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
twitter.com/SENARBrasil
facebook.com/SENARBrasil

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas