Logo CNA

Após bons resultados, meta dos produtores de leite de SC é exportar
Leite 91 0 398996002015283405251

29 de janeiro 2018
Por CNA

Por: G1

A meta dos produtores de leite catarinenses para 2018 é a exportação. Apesar de a produção de leite ser a terceira maior economia vinda da agropecuária em Santa Catarina, o estado consome menos da metade do leite que produz.

“O caminho do leite tem que ser a exportação, Santa Catarina tem as portas abertas para isso: nosso status sanitário, a qualidade do produto e a modernidade na industrialização do leite”, afirma Moacir Sopelsa, secretário de Estado da Agricultura.

Crescimento

Nos últimos dez anos a produção de leite cresceu 82%, acima da média nacional. Um dos fatores é o investimento em tecnologia e melhoramento genético pelos produtores rurais.

“A expansão se deu sempre pela necessidade de suprir a indústria”, afirma o produtor Enedi Zanchet. Ele faz parte do crescimento da cadeia do leite. A movimentação financeira em 2017 foi de R$ 3,5 bilhões, 13% do volume total do agronegócio catarinense.

Há 29 anos ele trabalha com gado de leite. Este ano a propriedade dele vai ter 70 vacas leiteiras. A propriedade do Enedi Zanchet, em Arvoredo , deve ser a primeira capacitada a ter o leite exportado por uma indústria multinacional aqui em Santa Catarina.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas