Logo CNA

Agro em Questão mostra Denominação de Origem do Café do Cerrado Mineiro
Juliano web

25 de maio 2018
Por CNA

Brasília (25/05/2018) – A experiência do Cerrado Mineiro, primeira e única região de Denominação de Origem (DO) para café no Brasil, será um dos temas do seminário Agro em Questão: Alimentos Artesanais e Tradicionais, no dia 6 de junho, em Brasília, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O evento, gratuito, é direcionado para produtores rurais, empresários, profissionais de gastronomia e pessoas interessadas no tema.

O responsável por apresentar o caso de sucesso é o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal. Ele vai explicar o processo de produção dos cafés de denominação de origem do Cerrado Mineiro, que confere aos produtos características e qualidades especiais, agregando valor ao produto na hora da comercialização.

“Os cafés com D.O têm garantia de origem e qualidade atestadas e controladas por meio do selo de Origem e Qualidade, que acompanha tanto o produto in natura (café verde) quanto o produto industrializado”, afirma Tarabal.

Para a produção do café é necessário seguir alguns requisitos. A plantação em áreas com altitude mínima de 800 metros e as fazendas produtoras precisam estar dentro da área delimitada Cerrado Mineiro, onde a espécie oficial na região é o café arábica de acordo com o regulamento de uso da D.O.

Atualmente a região possui aproximadamente mil produtores credenciados na Federação, aptos a utilizarem o selo de origem e qualidade.

Evento – Além de mostrar casos de sucesso, o seminário “Agro em Questão – Alimentos Artesanais e Tracionais: mais valor para quem vende e para quem compra” vai apresentar informações sobre o acesso a mercados consumidores e oportunidades de negócio, além de discutir propostas e alternativas para os principais desafios do setor.

Para participar, inscreva-se no link:

http://www.cnabrasil.org.br/agro-em-questao-alimentos-artesanais-e-tradicionais

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas