Logo CNA

Publicações

Artigo
3 de julho de 2017
Água e semiárido - uma nova postura
banner.png
POR CNA

Na edição de 2017, o Seminário Nordestino de Pecuária -PEC Nordeste irá apresentar e debater, por meio de sua programação técnica e de seus espaços diferenciados, diversos assuntos ligados à temática da escassez de água e como desenvolver e manter as atividades agropecuárias no meio rural em mais um ano de seca, vislumbrando um novo tempo para o setor em que é possível prosperar e sobreviver, criando as condições favoráveis à prática de novas técnicas e tecnologias que visam auxiliar o homem do campo no seu dia a dia, desenvolvendo e aperfeiçoando atividades e novas práticas de convivência com o semiárido e escassez de água.
 
O semiárido vem sendo um tema abordado nas últimas edições do PEC Nordeste, visto que vivenciamos seis anos seguidos de seca e de pouca acumulação nos reservatórios, sendo imprescindível a abordagem de assuntos que vão ao encontro desta realidade, que faz parte da rotina do homem do campo, que, por sua vez, precisa aceitar e mudar a forma de encará-lá. O nosso produtor tem que aprender a cada dia a conviver com nossas adversidades climáticas, aprender a guardar água e alimento, como fazem os produtores da Austrália, por exemplo, onde chove menos que no Ceará, cerca de 500 mm.

O PEC Nordeste tem também a finalidade de sensibilizar instituições governamentais para uma firme implementação de políticas públicas que viabilizem o desenvolvimento sustentável do agronegócio da pecuária regional e a geração de emprego e renda. O tema central “Água e Semiárido: uma nova postura” será trabalhado nas palestras e nos seminários nos sete segmentos pecuários que serão apresentados.

Uma das novidade do evento é o Inteagro - Seminário da Rede Agropecuária de Comércio Exterior, promovido pela CNA por meio da Superintendência de Relações Internacionais e pela Apex- Brasil. O objetivo do Inteagro é preparar os produtores e empresários rurais nos temas relacionados ao comércio internacional e seu alinhamento com as atividades da Rede Agropecuária do Comércio Exterior da CNA.

Sejam bem-vindos ao PEC Nordeste.

*Flávio Viriato de Saboya Neto é Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e do Conselho Deliberativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-CE)