Logo CNA

Publicações

Artigo
17 de julho de 2018
Agricultura e Imprensa
banner.png
POR CNA

No primeiro sábado de agosto, em Chapecó, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina receberá homenagem prestada pelas entidades que promovem o 11º Encontro da Imprensa Catarinense. Colho com humildade e alegria essa distinção especialmente porque, em 2018, a Federação completou 70 anos de fundação. Essas sete décadas foram marcadas pela defesa política do setor primário da economia e pela proteção econômica da classe rural. 

Santa Catarina e o Brasil podem se orgulhar de ter uma agricultura forte, moderna, avançada e sustentável, responsável por garantir alimento farto e saudável a toda à população. Além da qualidade, o alimento produzido aqui é um dos mais baratos e acessíveis do mundo.

Foi essa condição que permitiu ao País erradicar a fome, nas últimas décadas. Carnes, cereais, lácteos, frutas, oleaginosas, fibras, hortigranjeiros – nós somos autossuficientes em quase tudo. O mundo reconhece a pujança brasileira na produção de comida. Por isso, somos líderes na exportação de carnes e grãos.

O nível de eficiência produtiva é elevadíssimo: conseguimos tudo isso ocupando menos de 30% do território nacional. E mais: a agricultura verde-amarela é altamente sustentável. O produtor produz e, ao mesmo tempo, preserva os recursos naturais porque sabe que essa conduta assegura a perpetuação da atividade. Prova disso é que 65% do território mantêm a cobertura florestal. Por produzir a comida boa e barata que alimenta a Nação, a agricultura e o agronegócio deveriam ser os setores mais festejados e reconhecidos da sociedade brasileira. 

Representando esse vasto universo, a FAESC com seu parceiro Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, trabalha em favor do setor primário da economia barriga-verde. A defesa política e institucional que a Faesc  faz da agricultura destina-se a renovar perspectivas de mudanças, criar novos horizontes para as novas gerações de produtores, garantindo renda, segurança e futuro para a sociedade rural catarinense. A formação profissional rural e demais serviços educacionais prestados pelo Senar buscam capacitar o produtor, o empresário, o trabalhador e a família rural para os desafios da atualidade econômica e mercadológica, marcada pela busca da eficiência e a consolidação da competitividade.

A agricultura e o agronegócio eram um universo distante e incompreendido mas, graças ao esforço dos empresários e produtores rurais tornou-se área de prestígio nacional, ganhou as páginas da grande imprensa, os melhores espaços na mídia digital e frequenta os mais respeitáveis programas jornalísticos da radiodifusão brasileira. Há muito tempo os produtores e as lideranças rurais reclamavam do tratamento recebido da mídia nacional – ora preconceituoso, ora segregacionista – mas isso parece coisa do passado: agricultura tornou-se pauta permanente. Comprova-se agora que grande parcela dos profissionais que atuam nos meios de comunicação de massa desconheciam a importância, a dimensão, a riqueza e as implicações socioeconômicas da agropecuária verde-amarela.

Vejo aqui o encontro de duas atividades essenciais. A agricultura, como área vital para a segurança alimentar da Nação, responsável pela saúde de milhões de pessoas e geradora de riquezas exportáveis e a imprensa, de outro lado, principal instituição da sociedade democrática porque é a fiadora e asseguradora de todas as demais liberdades civis. 

Fico feliz em perceber a espontaneidade da homenagem – a qual direciono integralmente aos empresários rurais, produtores rurais e à família rural – pois essa  iniciativa que vem com a chancela de todas as entidades de representação dos profissionais da área da comunicação, como os jornalistas, radialistas, publicitários, relações públicas, mídias, docentes, empresários e proprietários de meios de comunicação, representados pela Associação Catarinense de Imprensa e demais entidades. Obrigado, amigos!

*José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (FAESC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC)